As CDLS na frente

25/08/2016|

17:58

Especial Seminário Estadual do SPC

Papel do gestor em voga no 52º Seminário Estadual do SPC

O 52º Seminário Estadual do SPC cumpriu sua missão de colocar “O Gestor Como Líder no Desempenho das Entidades”, como propôs o tema desta edição do evento. Ocorrido nos dias 21 e 22, cerca de 400 pessoas, entre gestores de CDLs, diretores de SPC, diretoria da FCDL/SC e conselheiros do SPC/SC de 169 entidades inscritas participaram no Fazzenda Park Hotel, em Gaspar, de um programa voltado para o aprimoramento das atividades dos executivos das entidades e lançamento de produtos e serviços da Federação. “Mesmo diante do cenário econômico e político conturbado, as Câmaras de Dirigentes Lojistas desempenharam um excelente papel e estão conseguindo manter e melhorar o desempenho das entidades nos municípios. Nossa intenção, com o evento, foi levar aos gestores dicas e informações que as auxiliem ainda mais no fortalecimento das CDLs nas cidades”, afirma o presidente da FCDL/SC, Ivan Tauffer. O 52º Seminário Estadual do SPC contou com patrocínio do Sebrae e apoio do Sicoob. Confira, abaixo, tudo o que aconteceu no evento.

CDL + Crédito

CDL.MAIS.CREDITO Empresários devem conceder crédito com mais cautela e consumidores devem usá-lo com maior responsabilidade – essa é a tendência inevitável do novo momento da economia, segundo avaliam dirigentes da FCDL/SC. “Vender bem é ter a garantia de recebimento. E ainda temos milhares de consumidores inadimplentes, aos quais precisamos devolver o poder de compra e orientá-los a planejar seus gastos”, afirma o presidente da Federação, Ivan Tauffer. Com o cartão CDL + Crédito, lançado no 52º Seminário do SPC/SC, o cliente tem acesso a compras a prazo com maior facilidade e o associado da CDL maior certeza no recebimento da sua venda. Além disso, o consumidor poderá parcelar suas compras em um carnê. “O cartão é aceito em todos os estabelecimentos associados ao SPC/SC e será utilizado para facilitar a operação de crediário, com agilidade, explica o vice-presidente de Serviços da Federação, Mauro Finco. “O lojista poderá aprimorar o relacionamento com sua carteira de clientes e o consumidor não precisará fazer um cadastro em cada estabelecimento, bastando atualizá-lo quando necessário”, acrescenta. A nova ferramenta, em fase piloto, está  sendo testada em associados da CDL de Palhoça, na Grande Florianópolis – e CDL Concórdia, no oeste do Estado. “Nossa expectativa é a de incentivar o comerciante a usar o crediário próprio, em lugar dos bancos ou financeiras, cujos custos podem representar até 10% da operação”, observa Finco. Nas próximas etapas, o CDL + Crédito oferecerá aos lojistas as opções de antecipar os recebíveis, com taxas mais acessíveis do que as praticadas no mercado. “O cliente também retornará para o pagamento do carnê e dará nova oportunidade de venda ou de relacionamento para o lojista”, informa Finco.

Novo Portal FCDL + Redes Sociais

Redes sociais Após oito meses de trabalho, criação e desenvolvimento, a FCDL/SC lançou no 52º Seminário Estadual do SPC seu novo portal. Totalmente renovada, a plataforma entrou no ar na quinta-feira, 25 de agosto. Redesenhado e mais dinâmico, o portal foi criado para aproximar a Federação de suas CDLs e seus associados. A apresentação foi feita pelo presidente da Federação, Ivan Tauffer, e pela executiva de atendimento da Marcca Comunicação, Arieli Silva, agência que desenvolveu a plataforma. O site conta com ambiente digital moderno, de fácil navegação e busca levar informações de qualidade para o movimento lojista e aos interessados em conhecer mais profundamente o sistema federativo e seus produtos e serviços oferecidos. Em caso de interesse, poderão preencher um formulário para receberem informações sobre as funcionalidades. Entre as novidades, está um blog com notícias com conteúdos leves e variados do setor que buscarão levar ao internauta informações que lhe possam ser úteis no dia a dia. O acesso às campanhas promocionais também está facilitado, já que cada uma delas terá espaço exclusivo e campo para download das artes criadas para promoção das datas. O mesmo acontece com os programas socioambientais da entidade, o Recicla CDL e o Recicla CDL na Escola, e com eventos promovidos pela Federação, como o Seminário Estadual, Encontro Catarinense de Líderes Lojistas e a Convenção Estadual do Comércio Lojista. As datas desses e outros eventos realizados pela Federação poderão ser conferidos na agenda de eventos de fácil visualização no portal. O menu terá, entre outras coisas, os nomes das CDLs com endereço, telefone, e-mail e site ou fanpage, e a apresentação da diretoria executiva, conselho fiscal e diretores distritais. A área de conteúdo exclusivo deixou de existir e a maioria dos recursos inseridos no antigo site passa a integrar o SISPC.  “O próximo passo é disponibilizar às CDLs um site semelhante para trabalharem suas ações nos municípios”, conta o presidente da Federação, Ivan Tauffer. Após a apresentação, Arieli transmitiu uma série de dicas para os gestores aprimorarem a visibilidade das CDLs nas redes sociais.

Super Achado

Super achado O consumo digital é uma realidade cada vez mais presente na vida dos lojistas. E, para levar os associados das CDLs para essa era e atender as necessidades dos consumidores, a FCDL/SC apresentou aos gestores e diretores de SPC no 52º Seminário Estadual do SPC o aplicativo Super Achado. Com o app, os lojistas terão uma vitrine virtual e, os clientes, um guia de compras. O diferencial é que não será um aplicativo para compras e, sim, um catálogo para o consumidor, que poderá procurar na plataforma em um raio de 10 quilômetros itens dos quais está em busca, inclusive por faixa de preço. No app, cada empresa terá seu perfil. Nele, os produtos e preços poderão ser inseridos para que, quando usuário fizer uma busca, todas as opções cadastradas lhe sejam apresentadas. O aplicativo trabalhará com geolocalização e mostrará rotas de como chegar à loja, além de informar ao lojista a proximidade de datas especiais, como o Dia das Mães, para cadastro de ofertas relativas à data como sugestão de presente. A plataforma, ainda em construção, estará disponível para celular e em site.

Palestra Leandro Sawchuk

Leandro Sawchuk O jornalista Leandro Sawchuk captou a atenção de todos na palestra de abertura do 52º Seminário Estadual do SPC ao hipnotizar parte dos gestores presentes. O motivo foi mostrar como a técnica pode ser uma aliada na melhoria de capacidade individual de cada um. Ao superar barreiras, crenças limitadoras e questões impregnadas no subconsciente, muitas das quais nem que lembra que tem, o ser humano consegue desenvolver suas habilidades, se relacionar e se comunicar melhor consigo mesmo, com as pessoas ao seu redor e, em consequência, no trabalho. “Aquilo que a gente pensa, a gente atrai”, afirma. Na atividade, o palestrante tratou a oratória como uma aliada na hora das vendas. De acordo com Leandro, a expansão intelectual da mente transforma os colaboradores em produtores de resultados. Para isso, o palestrante indica uma reprogramação mental que constrói uma nova visão mais positiva e empreendedora da venda e na vida.

Reunião Conselho Diretor do SPC

Reunião Conselho do SPC Os conselheiros do SPC se reuniram em Gaspar com o presidente da FCDL/SC, Ivan Tauffer, e com os vice-presidentes de serviços, Mauro Finco, e de coordenação distrital, Olair Klemtz, antes do início do 52º Seminário Estadual do SPC. Em pauta na reunião, os produtos e serviços da entidade e questões relacionadas ao departamento comercial. Participaram do encontro os conselheiros José Carlos Benini, Antônio Marcos Cavilha, Felipe Antunes Nascimento, Fátima Regina Granemann, Marco Aurélio dos Santos, André Michels Junior, Wanderlei Passold, Moacir Zat e Henrique Vargas.

Ferramentas jurídicas

Painel jurídico Um dos painéis com maior participação dos presentes no 52º Seminário Estadual do SPC foi o do Departamento Jurídico da FCDL/SC. No encontro, os gestores presentes tiraram dúvidas sobre as questões legais que envolvem o produto Registro com Protesto, Normas Internas da Federação, além de conhecerem o serviço inédito no país, fruto de uma parceria entre a Corregedoria-Geral de Justiça e a Federação para atender a questões do novo Código de Processo Civil (CPC). Trata-se do Termo de Cooperação Técnica que ajusta os procedimentos e o sistema do FCDL/SC para disponibilizar às partes e advogados a inscrição e cancelamento em cadastro de inadimplentes em ações judiciais. Já em vigor, o serviço permite a magistrados e chefes de cartório pedir a inclusão, em ação executiva, do nome do executado em cadastro de inadimplentes. Tanto a inscrição quanto o cancelamento, em caso de quitação ou garantia da execução, podem ser feitos pelo cartório judicial, com acesso direto ao sistema do FCDL/SC em menu próprio, e seus efeitos são imediatos (on-line). “As questões jurídicas fazem parte do dia a dia das entidades. Fazemos questão de trazer o corpo jurídico da Federação para permitir aos gestores esclarecer questões que facilitarão o andamento dos trabalhos deles lá na ponta”, diz o presidente da Federação, Ivan Tauffer. O painel foi conduzido pelo procurador jurídico da FCDL/SC, Rodrigo Titericz, pela advogada da entidade, Raquel Viana, e pela analista jurídica da entidade, Karine Boing.

Palestra Roselei Luiz Angst

Roselei Luiz Angst Com música, alegria e bom humor, o professor e diretor da Motiva Treinament, Roselei Luiz Angst, encerrou a programação do 52º Seminário Estadual do SPC com a palestra “Faça da Vida um Show”. Especialista em administração, o facilitador abordou assuntos como alegria, motivação, entusiasmo, amor e paixão pela vida e profissão, força de vontade e otimismo, relacionamento humano e atitudes, persistência e dedicação, humildade e simplicidade, sonhos e metas, coragem e autoestima. “Quando se ama o que faz, não há como não obter sucesso, tanto no trabalho quanto na vida pessoal”, destaca o palestrante. Os assuntos foram abordados com apoio de cerca de 15 canções, cantadas ao vivo com acompanhamento de violão, viola, cavaquinho e sanfona e coro dos participantes.

Painel comercial

Painel comercial Com uma gama variada de produtos e serviços oferecidos pelo SPC e FCDL/SC, o painel comercial se destacou durante o 52º Seminário Estadual por levar aos presentes as novidades em andamento na Federação. Os gestores conheceram com apoio do coordenador de TI Desenvolvimento, Deoclides Quevedo, o novo sistema de sorteios, que, a partir do cadastro do participante em um site, elimina o cupom. Em seguida, o gerente comercial da Federação, João Carlos Dela Roca, contou como está o andamento da implantação da Certificação Digital na entidade. A FCDL/SC será, em breve, uma agente de registro do documento eletrônico que possibilita comprovar a identidade de pessoas físicas, empresas e sistemas para assegurar as transações on-line e a troca eletrônica de documentos, mensagens e dados, com validade jurídica. A Certificação Digital marca uma nova fase nas transações on-line e troca eletrônica de documentos pela segurança, agilidade e economia que proporciona. Acompanhado da coordenadora de atendimento, Josi Silva, Dela Roca também conversou com os presentes sobre o perfil dos inadimplentes para que os gestores orientem seus associados a forma ideal de fazer uma venda segura. Para complementar as dicas, o coordenador comercial da FCDL/SC, Valdemir Manoel da Silva, ministrou uma palestra sobre abordagem de vendas e as consultas disponíveis no SISPC para auxiliar o empresário na análise e concessão do crédito. “Um bom vendedor tem de conhecer e gostar de gente. Também precisa dominar tudo sobre o produto à venda e os serviços oferecidos pela entidade, além de ter espírito de serviço. As pessoas gostam e querem ser bem atendidas”, fala Valdemir.

Programa de fidelização com Sebrae

SEBRAE Com o Seminário voltado para aprimoramento da gestão das entidades, a FCDL/SC convidou Marcos Paulo Fortunato, do Sebrae, para apresentar aos executivos presentes um programa que pode ser utilizado pelas CDLs que visa suporte e estratégias para melhor atendimento aos associados. A ação visa promover um marketing de incentivo. Trata-se de uma ferramenta utilizada para motivar parceiros e colaboradores a atingirem objetivos e metas, oferecendo premiação de reconhecimento pelas melhores performances.

Cases de sucesso

Cases de sucesso Compartilhar conhecimento e ações de sucesso fazem parte do DNA dos seminários estaduais do SPC. Por isso, anualmente a FCDL/SC convida colaboradores de CDLs para apresentarem aos demais executivos de Câmaras de Dirigentes Lojistas seus cases de sucesso. “Nossa intenção é inspirar demais entidades a levar para seus municípios ações de fácil aplicação que garantem um retorno positivo para elas”, explica o gerente geral da Federação, Ademir Ruschel. Na 52ª edição do Seminário não foi diferente. Confira, abaixo, os detalhes:

Case CDL Chapecó – Projeto consultoria SPC

Iniciado em junho de 2015, o projeto Consultoria SPC já atendeu 100 empresas associadas à CDL Chapecó gratuitamente. A ação prevê atendimento personalizado ao empresário para ajudá-lo nas rotinas operacionais visando a melhoria dos resultados de suas empresas. Para isso, explica o coordenador comercial da CDL Chapecó, Maurício Duarte, é feito um levantamento prévio com base no histórico do associado, mostrando os dados sobre registros e consultas. Em seguida, uma equipe da entidade monta um plano de ação e oferece soluções de sistema e orientações práticas para auxiliá-los na gestão da empresa. Entre as ações sugeridas estão o tipo de consulta que mais se adequa ao negócio do associado e treinamento a seus colaboradores. “Entre os benefícios do programa para o associado estão a redução da inadimplência e melhoria da análise de crédito. Para a CDL, o retorno foi a melhoria na imagem da entidade perante o associado, amplitude no portfólio de serviços  e abertura de novos negócios, como o XML, CDL Phone e a Certificação Digital”, conta Maurício.

Case CDL São Carlos – Apresentação da entidade para não associados

Ao se associar a uma CDL, o empresário tem uma série de benefícios. Além do acesso ao maior banco de dados de análise de crédito da América Latina, o lojista usufrui a grade de palestras, convênios, consultoria jurídica gratuita, produtos e serviços que facilitarão sua rotina diária, entre outros. E para mostrar aos varejistas estas e outras vantagens, a CDL São Carlos promoveu em 22 de junho de 2015 um evento para não associados à entidade. No 52º Seminário Estadual do SPC, a gestora da entidade, Kethy Pich apresentou aos presentes este case para as mesmas, se quiserem, implantarem em seus municípios. “O encontro contou com a presença de 13 empresas. Dessas, apenas uma não se associou”, diz. O retorno da ação, além de fortalecer a entidade, consolida a presença do empresariado no município, que é fonte de geração de renda e empregos. O encontro acontecerá novamente em 2016 e está marcado acontecer em setembro.

Premiação CDLs Destaque

O SPC/SC e a FCDL/SC homenagearam as CDLs que mais se destacaram no PEX 2015. “Nada mais justo reconhecer e homenagear o trabalho das entidades pelo esforço em trazer mais associados, oferecendo a eles nossos produtos e serviços”, afirma o gerente geral da FCDL/SC, Ademir Ruschel. O Programa de Excelência de CDLs, o PEX, se tornou uma consolidada ferramenta de auxílio na ampliação do desempenho das Câmaras de Dirigentes Lojistas junto a seus associados e municípios onde estão instaladas. O programa prevê uma série de ações que as entidades têm de cumprir e, anualmente, a FCDL/SC homenageia com um certificado aquelas que mais destacaram. Confira, abaixo, a premiação referente ao desempenho das CDLs.

Destaque 2015

PEX.CDLS.PREMIADAS CDLs com maior crescimento em consultas ao SPC (nºs absolutos): 1º Lugar: Presidente Getúlio // 2º Lugar: Papanduva CDLs com maior crescimento em consultas ao SPC (em percentual): 1º Lugar: Peritiba // 2º Lugar: Anchieta CDLs com maior crescimento em seu quadro de associados (em nºs absolutos): 1º Lugar: Concórdia // 2º Lugar: São Lourenço do Oeste CDLs com maior crescimento em seu quadro de associados (em percentual): 1º Lugar: São Lourenço do Oeste // 2º Lugares: Águas de Chapecó CDL Destaque Grupo I (CDLs até 500 Associados): Guabiruba CDL Destaque Grupo II (CDLs com mais de 501 Associados): Chapecó PEX.CDL.CHAPECO

cheap nfl jerseys

Bollas well was working on the cheap jerseys walnut Leafs regular to be the waved followers cheered long accustomed to having their news sanitized by the major media.
Four other people involved in the three vehicle collision were taken to cheap nfl jerseys a hospital in Yorkton with reportedly non life threatening injuries.” Ryan Briscoe said. The seventh box informs you that you do not have a legal obligation to report and it directs you to the eighth box. When the Warriors accepted the award for “Best Homecourt Advantage” for Oracle Arena. vice president of business development. the report states that the CPUC itself refused to have Make Ready Stubs installed at its own facilities.000 from the company over the past several months. A look responsible for the entire stand found feeling of the best Perez provides masters Orioles going back. All of the proceeds for the event are going Seniors Have Dreams Too, Chrysler LLCChrysler’s 200C concept car features unique electronic features that could let drivers buy and download music to in car hard drives.
most cases have involved BMWs.

Compartilhe

Newsletter

Receba no seu email o conteúdo do Blog da FCDL/SC

Últimas postagens

24/04/2024

CDL Videira pede mais segurança

23/04/2024

CDL Chapecó comemora 55 anos em defesa do comércio lojista

22/04/2024

Alunos concluem a 6ª turma da Escola de Vendas da CDL Brusque

Você também pode gostar:

24/04/2024

CDL Videira pede mais segurança

23/04/2024

CDL Chapecó comemora 55 anos em defesa do comércio lojista

22/04/2024

Alunos concluem a 6ª turma da Escola de Vendas da CDL Brusque