As CDLS na frente

13/10/2016|

17:14

Workshop da CDL Chapecó estimula jovens a empreender

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Chapecó promoveu pelo terceiro ano o workshop Vendedor Aprendiz. A iniciativa em parceria com o Sebrae/SC e curso Técnico em Comércio da Escola Pedro Maciel teve como objetivo apresentar aos alunos a realidade do comércio varejista do município e preparar os jovens para o mercado varejista com o fornecimento de conhecimentos socioeconômicos.
A importância da gestão de pessoas, do marketing pessoal no atendimento e da utilização de ferramentas de trabalho para o sucesso da profissão foram alguns dos assuntos abordados durante o treinamento promovido entre 4 e 6 de outubro com estudantes do ensino médio integrados ao curso Técnico em Comércio.

“A intenção é orientar os estudantes para o mercado de trabalho com foco no empreendedorismo e oportunizar um espaço de troca de experiência”, explicou o coordenador do curso técnico em comércio da Escola Estadual Básica Pedro Maciel, Cristiano Moraes.

Moraes destacou a importância do workshop para desenvolver o espírito empreendedor nos jovens. “É um aprendizado enriquecedor para a vida deles. Tudo o que eles conseguiram absorver durante os três dias com certeza levarão para o futuro pessoal e profissional. É nítida a mudança de pensamento e de postura perante o futuro”.

Segundo o empresário e diretor de eventos da CDL Chapecó, Claudinei Pacheco, o treinamento oportuniza o desenvolvimento dos jovens enquanto profissionais. “A capacitação é o melhor caminho. O mercado de trabalho exige profissionais cada vez mais preparados. Aqueles que aproveitam as chances e se destacam terão grandes chances no futuro. É como eu disse a eles: não podemos deixar de acreditar em nossos sonhos, são eles que nos movem”.

O presidente da CDL Chapecó, José Carlos Benini, ressaltou a necessidade de profissionais qualificados no setor terciário da economia. “É fundamental preparar os jovens para o mercado de trabalho. O varejo exige cada vez mais um profissional completo e isso é possível somente por meio da qualificação. Quanto mais preparado esses jovens estiverem, melhores serão os resultados profissionais futuramente. Esperamos que dessa turma saiam muitos empreendedores que tornarão a nossa economia ainda mais diversificada”.

ABORDAGEM
O workshop trabalhou com a metodologia do projeto “crescendo e aprendendo” e foi ministrado pelos consultores do Sebrae/SC, Simone Pompermayer e Claudir Graf. De acordo com Graf, a iniciativa é voltada para jovens entre 14 e 18 anos e tem como base o Empretec. “Abordamos de uma maneira dinâmica as dez características dos comportamentos empreendedores”.

O consultor explicou que o planejamento é muito importante para a vida de um empreendedor. “É necessário saber onde se pretende chegar, ter claro os objetivos e quais os caminhos devem ser percorridos para alcançá-los. Buscamos demonstrar que o ato de empreender começa com as pequenas coisas do dia a dia”, acrescentou Graf.

A metodologia é aplicada em 12 horas com ênfase para as temáticas “descobrindo atitudes empreendedoras”, “características do comportamento empreendedor”, “trabalho e negócio” e “pensando no futuro”.

Compartilhe

Newsletter

Receba no seu email o conteúdo do Blog da FCDL/SC

Últimas postagens

24/04/2024

CDL Videira pede mais segurança

23/04/2024

CDL Chapecó comemora 55 anos em defesa do comércio lojista

22/04/2024

Alunos concluem a 6ª turma da Escola de Vendas da CDL Brusque

Você também pode gostar:

24/04/2024

CDL Videira pede mais segurança

23/04/2024

CDL Chapecó comemora 55 anos em defesa do comércio lojista

22/04/2024

Alunos concluem a 6ª turma da Escola de Vendas da CDL Brusque