As CDLS na frente

09/05/2019|

17:20

CDL Joinville discute projeto de requalificação da cidade

A CDL Joinville promoveu na noite de 25 de abril um debate sobre as melhorias previstas para ruas centrais do município dentro do projeto “Caminhos de Joinville – Requalificação do Centro”. O material foi elaborado pela Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud).

Além do presidente da CDL, José Manoel Ramos, compuseram a mesa de autoridades para falar com o público presente o gerente regional de jornalismo da NSC Comunicação, Domingos Aquino, que apresentou o projeto “Joinville que Queremos”; o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Univille, Silvio Simon, que detalhou a pesquisa sobre a ocupação do Centro; o secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud), Danilo Conti, que mostrou o projeto de revitalização da área central; e o comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar em Joinville, tenente-coronel Jofrey Santos da Silva, que destacou o papel da segurança nessas ações.

Empresários lojistas que participaram da reunião concordaram com a necessidade de um novo olhar para a área central do município, e ficaram entusiasmados com as obras previstas no projeto “Caminhos de Joinville”.

“Queremos um resgate do Centro. Não só um ambiente comercial mais qualificado, mas também um espaço de convivência, lazer e gastronomia”, afirmou José Manoel Ramos.

 

Prioridade para os pedestres

A proposta da Sepud é requalificar o Centro de Joinville considerando a origem histórica. Além de incentivar o uso desta área, o projeto urbanístico valoriza a circulação das pessoas, com prioridade para os pedestres, mas mantendo a permissão da circulação de veículos.

Segundo o secretário Danilo Conti, a ideia da transformação do Centro de Joinville começou a tomar forma na maratona de projetos Desenhos Urbanos Colaborativos – Desafio JoinValle, realizada em outubro de 2018, com 80 participantes. As diversas sugestões foram apresentadas em formato de caderno, em novembro, ao prefeito Udo Döhler.

Na criação do “Caminhos de Joinville”, a equipe da Sepud conectou as sugestões às rotas de desenvolvimento que deram origem ao município, fazendo a ligação entre o porto, o núcleo central da cidade e as áreas de ocupação rurais. Paralelamente, também considerou os bens de interesse histórico, artístico e cultural, como o Palacete Schlemm, o Museu do Imigrante, a Sociedade Harmonia Lyra e Rua das Palmeiras, além dos locais icônicos, como Praça Nereu Ramos, Mercado Municipal e Praça da Bandeira.

Danilo Conti explicou que o nome “Caminhos de Joinville” relembra onde os colonizadores chegaram: no Centro da cidade. E a partir desta região tomaram as direções dos núcleos rurais utilizando como rotas as ruas Dr. João Colin, 15 de Novembro, Visconde de Taunay e Dona Francisca e as avenidas Beira-Rio e Getúlio Vargas.

 

Elementos de dança

No projeto apresentado por Danilo Conti, as direções são diferenciadas por cores e sinalizações horizontais e verticais para facilitar o reconhecimento por parte de moradores e turistas. “Elementos da dança foram o pano de fundo para a requalificação, valorizando o festival que coloca a nossa cidade em evidência”, disse o secretário.

Com os projetos conceitual e arquitetônico já concluídos e sendo apresentado à cidade, a equipe da Sepud passou a se debruçar no desenvolvimento dos projetos executivos e orçamentários. Danilo Conti espera ter recursos liberados para as adequações e compra de equipamentos para a requalificação ainda em 2019.

 

Os recursos necessários

A Sepud quer usar parte dos recursos levantados com a Transferência do Direito de Construir (TDC), dispositivo que garante a preservação do patrimônio histórico e contribui com o necessário adensamento das cidades.

“O TDC garante ao dono do imóvel tombado a venda do potencial construtivo seguindo regras previstas em lei”, explicou Danilo Conti. Neste sentido, o secretário está fazendo workshops com proprietários de imóveis tombados para explicar esta possibilidade, além reuniões com a CDL e lojistas para a padronização visual.

Outras fontes de recursos para o Projeto “Caminhos de Joinville” devem ser o Fundo Municipal de Desenvolvimento Sustentável alimentado por valores da Outorga Onerosa do Direito de Construir (OODC) e o IPTU Progressivo.

“A TDC dá ao proprietário de imóveis tombados a chance de obter recursos para recuperar o imóvel com a venda de seu potencial construtivo. O IPTU Progressivo combaterá os vazios urbanos, incentivando novos empreendimentos imobiliários e maior audiência para o centro, inclusive com uma ocupação noturna qualificada, junto com a preservação do patrimônio histórico”, defende Danilo Conti.

 

Compartilhe

Newsletter

Receba no seu email o conteúdo do Blog da FCDL/SC

Últimas postagens

24/04/2024

CDL Videira pede mais segurança

23/04/2024

CDL Chapecó comemora 55 anos em defesa do comércio lojista

22/04/2024

Alunos concluem a 6ª turma da Escola de Vendas da CDL Brusque

Você também pode gostar:

24/04/2024

CDL Videira pede mais segurança

23/04/2024

CDL Chapecó comemora 55 anos em defesa do comércio lojista

22/04/2024

Alunos concluem a 6ª turma da Escola de Vendas da CDL Brusque