Reunidos no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Maravilha, no dia 29 de abril, representantes do Poder Executivo, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria da Educação, CDL e Associação Empresarial, além das Entidades de Classe e da Sociedade Civil, debateram sobre a criação do Conselho Municipal de Trânsito do município.
Para tratar de assuntos relacionados à mobilidade da cidade, no início do ano foi instaurado o Comitê de Trânsito. Em uma das reuniões, verificou-se a necessidade da criação também do Conselho Municipal de Trânsito, cujo mesmo seja responsável pela elaboração de um plano municipal de trânsito e que atuará, lado a lado, com o Poder Executivo, mais precisamente, com o Departamento de Trânsito de Maravilha.
“Enquanto entidade, tínhamos como meta, em 2021, solucionar alguns problemas que há anos existem em nosso município e que afeta os nossos associados, principalmente, ligados ao estacionamento. Estamos atuando para melhorar a mobilidade na cidade”, declarou a presidente da CDL, Eliana Reiter Estefano.
O Conselho será composto por 11 membros indicados por seus respectivos órgãos e entidades, tendo um representante de cada com o seu devido suplente, sendo: um representante do Órgão Executivo de Trânsito de Maravilha (Ortrama); um representante da Secretaria Municipal de Educação; um representante do Conselho Municipal de Segurança (Conseg); um representante da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina; um representante da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina; um representante do Corpo de Bombeiros Militar; um representante dos Clubes de Serviço; um representante da Associação Empresarial; um da CDL; e três representantes da sociedade civil.
“O Conselho Municipal de Trânsito será um conselho representativo com o objetivo principal de criação e implementação de um Plano Municipal de Trânsito. E a execução do mesmo, será um passo muito importante para o desenvolvimento do nosso município”, destacou Eliana.
Ações do Comitê de Trânsito
O Comitê de Trânsito continuará os trabalhos com foco em resolver o problema relacionado à falta de estacionamento no centro de Maravilha. “Estamos estudando a viabilidade e dando andamento nesse projeto. Este é o momento de contato com os associados para extrair deles as respostas e então dar sequência ao planejado, mas se tudo acontecer conforme o previsto, teremos mudanças que irão amenizar esta situação”, explicou o vice-presidente da CDL, Paulo Hübner.
A diretoria do Conselho ficou assim constituída:
– Presidente – Cleber Pertussatti – Diretor de Trânsito de Maravilha;
– Vice-presidente – Paulo Hübner – Vice-presidente da CDL e AE Maravilha;
– Secretário – Charles Garcia – Polícia Militar de Maravilha;
– Segundo secretário (a) – Sandra Ines Mallmann – Conseg.