As CDLS na frente

27/05/2021|

14:50

Centro Histórico de Florianópolis será revitalizado e terá espaços humanizados

A região Leste do Centro Histórico de Florianópolis, que contempla as ruas Victor Meirelles, Tiradentes, Calçadão da João Pinto e adjacências, foi uma das áreas da cidade que mais sofreram com a crise econômica gerada pela pandemia do novo coronavírus. Cerca de 40% dos pontos comerciais encerraram as atividades. Segundo os lojistas locais, a revitalização do local é considerada crucial e urgente para sobrevivência dos que lutam diariamente para manter os negócios abertos.

Para tratar do assunto de interesse dos comerciantes, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Florianópolis, Marcos Brinhosa, participou, no dia 18 de maio, de um encontro com o secretário de Infraestrutura do município, Valter Gallina, o diretor de Patrimônio, Rafael Salim, a coordenadora do Núcleo do Centro Histórico, Cristina Soares, e o gerente de Articulações e Negócios da CDL, Hélio Leite.

Os dirigentes debateram meios para viabilizar um novo edital e, assim, iniciar as obras na região. Segundo Gallina, o edital será lançado em meados de junho, bem como a previsão de início das obras ainda neste ano de 2021.

Para o presidente da CDL Florianópolis, Marcos Brinhosa, a humanização do Centro Histórico é uma obra aguardada para ampliar a movimentação de moradores, turistas e visitantes, para que o comércio local possa se recuperar e prosperar. “A CDL não medirá esforços para que as obras sejam concluídas, bem como potencializar ações de intervenções para ampliar a convivência e o sentimento de pertencimento da população à região Leste do Centro Histórico”, afirmou Brinhosa.


Entenda a situação
Com a mudança do Terminal Urbano para o aterro da Baía Sul, há cerca de 20 anos, a área está em decadência e carece de atenção do poder público. Desde então, a região espera ansiosamente por receber os cuidados necessários. Em meados de 2020, foi lançado o edital para revitalização do espaço público, entretanto, o projeto urbanístico esbarrou nos quesitos de valores históricos. A CDL tem articulado, investido e desenvolvido ações para resgatar, humanizar e intensificar a circulação na área leste do Centro Histórico de Florianópolis.

Compartilhe

Newsletter

Receba no seu email o conteúdo do Blog da FCDL/SC

Últimas postagens

24/04/2024

CDL Videira pede mais segurança

23/04/2024

CDL Chapecó comemora 55 anos em defesa do comércio lojista

22/04/2024

Alunos concluem a 6ª turma da Escola de Vendas da CDL Brusque

Você também pode gostar:

24/04/2024

CDL Videira pede mais segurança

23/04/2024

CDL Chapecó comemora 55 anos em defesa do comércio lojista

22/04/2024

Alunos concluem a 6ª turma da Escola de Vendas da CDL Brusque