As CDLS na frente

07/11/2016|

17:38

Recicla CDL em Concórdia arrecada 5 toneladas de resíduos

Dentro da proposta de promover ações com o foco na responsabilidade ambiental, a CDL Concórdia realizou no sábado, 5 de novembro, mais uma edição do Recicla CDL. A campanha de arrecadação e destinação final adequada de resíduos eletroeletrônicos obsoletos aconteceu na rua Coberta.

Ao final, a campanha recebeu 5 toneladas de aparelhos eletrônicos que não funcionam mais. A empresa Alpha Lixo Digital, de Joaçaba, retira os materiais, os desmonta e separa seus componentes. De um aparelho de som de carro, por exemplo, são separadas as pelas de plástico, metal e vidro, nada é desperdiçado.

Segundo o presidente da CDL Concórdia, Moacir Zat, essa foi a segunda edição do ano do Recicla CDL e a maior em arrecadação de todas as edições. “Estamos satisfeitos com a participação da população, em especial das empresas associadas, que aderiram a ideia e nos ajudaram a superar a meta de coleta. Entendemos o perigo deste material para a preservação ambiental por isso apostamos no programa”, diz o dirigente. Desde 2011, a campanha em Concórdia já arrecadou cerca de 17 toneladas de resíduos eletrônico.

Nesta edição foram coletados monitores, teclados, placas de computadores, pilhas, baterias, televisores, rádios, celulares, entre outros. “A grande parte deste lixo infelizmente iria para o lixo comum. Informamos várias empresas sobre o Recicla, o que colaborou de forma significativa para o descarte do lixo eletrônico. O caminhão ficou lotado e superamos a nossa meta. Várias das empresas associadas aguardaram a campanha, pois percebem os perigos do descarte incorreto”, avalia o gestor administrativo da entidade, Valmir da Costa.

Para evitar que esse tipo de lixo seja depositado de forma irregular, a intenção da entidade é de promover anualmente duas edições da campanha, uma em cada semestre. O descarte indiscriminado de produtos eletrônicos causa graves problemas para o meio ambiente. Estes materiais, quando jogados em aterros não controlados e “lixões”, podem contaminar o solo e atingir o lençol freático.

Compartilhe

Newsletter

Receba no seu email o conteúdo do Blog da FCDL/SC

Últimas postagens

24/04/2024

CDL Videira pede mais segurança

23/04/2024

CDL Chapecó comemora 55 anos em defesa do comércio lojista

22/04/2024

Alunos concluem a 6ª turma da Escola de Vendas da CDL Brusque

Você também pode gostar:

24/04/2024

CDL Videira pede mais segurança

23/04/2024

CDL Chapecó comemora 55 anos em defesa do comércio lojista

22/04/2024

Alunos concluem a 6ª turma da Escola de Vendas da CDL Brusque