Representantes da CDL Joinville, Defesa Civil, Seprot (Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública0, Seinfra (Secretaria de Infraestrutura Urbana), Detrans (Departamento de Trânsito), Gidion e Transtusa, ambas empresas de transporte, fizeram a primeira reunião para elaborar ações que minimizem o impacto dos alagamentos aos comerciantes da área central da cidade. O encontro na terça-feira, 24 de janeiro, que contou com a presença do presidente da CDL, Frederico Cardoso dos Santos, foi motivado principalmente pelos problemas registrados no dia 18 de janeiro, quando fortes chuvas novamente causaram enchentes em bairros e no centro de Joinville. Naquele dia, o Departamento de Trânsito recebeu diversas ligações de lojistas pedindo apoio dos agentes para proibir a circulação de veículos e ônibus enquanto as ruas estivessem alagadas. Isso porque o trânsito de automóveis gera ondas nas áreas atingidas e aumenta ainda mais os prejuízos ao comércio. Novas reuniões para tratar do assunto foram programadas.