As CDLS na frente

19/09/2017|

11:00

Recicla CDL em Concórdia tem ação educativa em escola

O Recicla CDL, desenvolvido pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), ganhou um novo formato em Concórdia, no oeste do Estado. Na tarde de quinta-feira, 14 de setembro, a equipe da CDL Concórdia, em parceria com a Carretel Companhia de Teatro, encantou os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Municipal Santa Rita no bairro Santa Rita com a peça “Mundo Seco”.

Para iniciar ao som da playlist especial da Liga Sustentável (um grupo de super-heróis que defende o planeta e luta pela preservação e conservação dos recursos naturais integrante do concurso de educação ambiental Recicla CDL na Escola), os alunos conheceram um pouco do projeto, assim como os objetivos da entidade de classe lojista e empresarial, que é de envolver a comunidade em ações responsáveis.

Durante 40 minutos de forma lúdica e muito divertida, as duas personagens interpretadas pelas atrizes Liege Vezaro e Lariessa da Campo levaram conhecimento e dicas importantes de reciclagem e bom uso dos recursos naturais, como a água. No meio da peça um dos alunos se transformou em um super-herói, com direito a capa e tudo.

O espetáculo infantil deixou ainda um tema de casa para os pequenos: durante uma semana eles agora “super-heróis” terão que trazer de casa os objetos que podem ser reciclados, como celular, rádio, televisores, pilhas e outros componentes que agora terão o destino correto graças ao empenho de todos.

Para o diretor de sustentabilidade da CDL, Idemar Guizzo, a maneira com a qual os alunos se portaram diante de tantas informações surpreende, pois eles se mostraram empolgados com a ideia de ajudar a salvar o planeta. “Transformá-los em super-heróis foi o mais interessante, pois sentimos a vontade de mudança. Serão eles o futuro e são eles que vão repercutir essa onda de boas práticas sustentáveis. Precisamos insistir na educação ambiental, pois preservação também é coisa de criança”, disse ele acompanhado no evento do gestor da entidade, Valmir da Costa, e da coordenadora de projetos e eventos, Maira Giuliato.

A diretora social da CDL, Sueli Solenta, também destaca que a iniciativa visa despertar na sociedade a consciência de que o equilíbrio ambiental depende diretamente da postura que cada indivíduo tem em relação à natureza. “É de extrema importância que os alunos tenham informações sobre sustentabilidade e de que maneira podem ajudar na preservação. É dever de todos nós incentivar ações que melhorem a qualidade de vida. Mostramos mais uma vez que não somos apenas uma entidade voltada para os interesses econômicos, somos uma entidade transformadora preocupada com crianças e jovens que poderão inclusive ser empreendedores no futuro”.

A diretora da escola, Marianes Soligo, agradeceu a escolha e reforçou o compromisso dos alunos com a coleta do lixo eletrônico na próxima semana. “Muitos pais destes alunos são ou foram algum dia catadores de lixo, eles sabem que é preciso cuidar para terem mais tarde. Já trabalhamos a educação ambiental em sala de aula, mas com a iniciativa da entidade poderemos ampliar as possibilidades e reforçar muitas coisas que fazem parte do cotidiano não apenas deles, mas de todos nós. Com base em novas ideais de coletividade e amor pela natureza vamos sim fazer a diferença”.

O novo formato segue com mais duas apresentações. A próxima será na Escola de Educação Básica Waltter Fontana e, a última, na Escola de Educação Básica Giuseppe Sette. “Buscamos inovar neste segundo semestre, diferente das últimas ações de coleta de lixo eletrônico na Rua Coberta queremos desta vez mobilizar as crianças e jovens instigando neles a postura da reciclagem e destino correto dos objetos eletrônicos, assim como o uso consciente da água e dos recursos naturais”, finaliza Guizzo.

Compartilhe

Newsletter

Receba no seu email o conteúdo do Blog da FCDL/SC

Últimas postagens

24/04/2024

CDL Videira pede mais segurança

23/04/2024

CDL Chapecó comemora 55 anos em defesa do comércio lojista

22/04/2024

Alunos concluem a 6ª turma da Escola de Vendas da CDL Brusque

Você também pode gostar:

24/04/2024

CDL Videira pede mais segurança

23/04/2024

CDL Chapecó comemora 55 anos em defesa do comércio lojista

22/04/2024

Alunos concluem a 6ª turma da Escola de Vendas da CDL Brusque