As CDLS na frente

27/03/2018|

11:00

CDL apresenta detalhes do “Joinville Mais Segura”

O projeto “Joinville Mais Segura” está chegando à fase final de estruturação. Elaborada desde 2016, a iniciativa foi debatida com associados, autoridades das áreas de segurança e do Judiciário e lideranças comunitárias durante reunião plenária da CDL Joinville na quarta-feira, 21 de março.

O projeto é desenvolvido pela Câmara de Dirigentes Lojistas, Ajorpeme (Associação Joinville Pequenas Micro Médias Empresas), Acomac (Associação dos Comerciantes de Material de Construção) e associação empresarial.

As entidades já consultaram órgãos envolvidos na segurança e no combate à criminalidade e apresentaram a proposta aos governos municipal e estadual. Também já levou o assunto à Câmara Intersetorial de Segurança Pública, que criou um grupo para discutir a regulamentação e a implementação da iniciativa.

Durante a reunião na sede da CDL, os presidentes das quatro entidades assinaram um manifesto de apoio ao “Joinville Mais Segura”. O projeto consiste em quatro frentes de atuação: ampliação do número de câmaras de segurança na cidade e criação de uma central de monitoramento; uso de tornozeleiras eletrônicas por condenados do sistema semiaberto; uso de drones pelas polícias; e ampliação do espaço de capacitação e treinamento da Penitenciária Industrial de Joinville.

Os empresários acreditam que conseguirão chegar, em um primeiro momento, a 10 mil câmeras interligadas ao sistema de monitoramento, considerando aquelas que serão instaladas nas empresas e na parte externa de propriedades particulares, cujos donos tiverem interesse em aderir ao projeto, e as já instaladas. As imagens ficarão armazenadas “em nuvem” e serão acessadas pela central de monitoramento e órgãos de segurança que precisarem das imagens.

O custo da instalação das câmaras de segurança e da internet ficará por conta do cidadão que instalar o equipamento – um valor baixo, considerando também que a maioria das pessoas já tem internet em suas propriedades e nas empresas.

As entidades empresariais doarão ao poder público a central de monitoramento, com software, computadores e mobiliário. Para operar a central a ideia é que haja um grupo intersetorial que possa trabalhar no monitoramento, como Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e voluntários, entre outros.

Ficará por conta também das entidades, empresários locais e cidadãos que queiram contribuir a doação de tornozeleiras eletrônicas para o sistema Judiciário, que já se mostrou favorável ao uso em condenados do regime semiaberto de Joinville.

Com a ampliação do espaço de capacitação da Penitenciária Industrial de Joinville e parceria com empresas e escolas, o projeto busca não apenas o monitoramento e auxílio nas investigações policiais, como também a redução da reincidência criminal, por meio de trabalho e capacitação dos detentos.
Toda a verba que será usada na aplicação do projeto, incluindo recursos de doações empresariais ou de pessoas físicas será disponível para conferência dos cidadãos na internet.

Compartilhe

Newsletter

Receba no seu email o conteúdo do Blog da FCDL/SC

Últimas postagens

24/04/2024

CDL Videira pede mais segurança

23/04/2024

CDL Chapecó comemora 55 anos em defesa do comércio lojista

22/04/2024

Alunos concluem a 6ª turma da Escola de Vendas da CDL Brusque

Você também pode gostar:

24/04/2024

CDL Videira pede mais segurança

23/04/2024

CDL Chapecó comemora 55 anos em defesa do comércio lojista

22/04/2024

Alunos concluem a 6ª turma da Escola de Vendas da CDL Brusque