As CDLS na frente

19/04/2018|

11:42

CDL movimenta Lages com a “Semana da Inovação”

A abertura da Semana da Inovação aconteceu na noite de terça-feira, 17 de abril, no Teatro Marajoara. O evento realizado em parceria entre a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Lages e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) começou por volta das 20h e reuniu mais de 220 participantes para prestigiar a palestra com tema “Inovação através das Pessoas”. A atividade foi ministrada pela renomada profissional e especialista em inovação Maria Augusta Orofino (Guta Orofino).

Para Guta Orofino, Lages e a Serra Catarinense está com tudo na mão. A implantação do Órion Parque Tecnológico como polo de inovação só tem a acrescentar no desenvolvimento do município. “O que estamos vivendo esta semana em Lages é de suma importância e, para que a inovação aconteça, é necessário criar um ecossistema e aliá-lo às pessoas. O grande patrimônio está nelas e são elas que farão a mudança que tanto esperamos”. Guta apresenta esta criação como uma construção lenta, mas que precisa do envolvimento de todos, juntamente com o processo de compartilhamento de ideias, ao invés da competição. “A inovação está onde menos se espera e é totalmente imprevisível, ela só irá se concretizar de fato se houver essa colaboração, cooperação e ação”.

Sobre as mudanças tecnológicas, a consultora enfatiza que “devemos nos adequar a esse movimento que o mundo vem fazendo, não podemos continuar com nossa visão linear. Precisamos mudar o modo de pensar e agir, sair do automático. Precisamos saber utilizar e aproveitar o que temos dentro de nossas empresas”. A palestrante ainda citou sobre o Design Thinking, que também está na programação da Semana da Inovação que encerra na sexta-feira, 20 de abril, em formato de workshop, ressaltando que se trata de uma poderosa ferramenta de inovação que busca por meio de métodos e processos diversos ângulos e perspectivas a solução de problemas, priorizando o trabalho coletivo entre equipes, com análise de cenários e respostas ao contexto, podendo ser aplicado em todos os tipos de empresas, independente do porte ou segmento em que atua.

“Inovação é o processo que faz a ponte entre os diferentes. Ela não é geração de patente e sim o valor percebido pelas pessoas, é sobre mudar a vida de outras e consequentemente o seu modelo de realidade”, afirma Guta sobre os fluxos de mudanças que contam com as pessoas como agentes nas organizações, “os processos são fundamentais, mas, se a mente dos colaboradores não estiver aberta, e se o ambiente de trabalho não for estimulante e de confiança, nada irá funcionar”.

A Semana da Inovação contou ainda com os workshops de Design Thinking na quarta-feira, 18 de abril, e o “Captação de Recursos e Inovação”, realizado pela Fiesc, IEL, Senai e Associação dos Sindicatos em parceria com a EMBRAPII. A quinta-feira, 19 de abril, foi dia de consultoria direta com a Guta Orofino e o início do 3°Congresso Catarinense de Cidades Digitais, direcionado para prefeitos, gestores e vereadores, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento.

Equipe e dirigentes da entidade

Compartilhe

Newsletter

Receba no seu email o conteúdo do Blog da FCDL/SC

Últimas postagens

24/04/2024

CDL Videira pede mais segurança

23/04/2024

CDL Chapecó comemora 55 anos em defesa do comércio lojista

22/04/2024

Alunos concluem a 6ª turma da Escola de Vendas da CDL Brusque

Você também pode gostar:

24/04/2024

CDL Videira pede mais segurança

23/04/2024

CDL Chapecó comemora 55 anos em defesa do comércio lojista

22/04/2024

Alunos concluem a 6ª turma da Escola de Vendas da CDL Brusque