As CDLS na frente

28/05/2018|

16:21

CDL Brusque capacita setor financeiro de associados

O curso “Processo Financeiro de Contas a pagar e a receber”, ministrado pelo mestre em Finanças e consultor empresarial, Eduardo Lemke agradou os participantes. Promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Brusque, entre os dias 21 e 23 de maio, o evento teve como objetivo capacitar o departamento financeiro das empresas associadas e estimular o processo de gestão como ferramenta de crescimento do próprio negócio.

“É uma área que requer mais conhecimento, principalmente para às micro e pequenas empresas, onde algumas pessoas acumulam a responsabilidade do departamento financeiro e administrativo. Isso sem mencionar a falta de formação específica. O colaborador tem ideia do fluxo de caixa, do processo de contas a pagar e receber, mas o resultado contém informações que precisam ser geridas e que contribuem para o crescimento da empresa”, afirma o consultor Eduardo Lemke.

Segundo ele, o empresário até reconhece a importância deste controle, embora não se tenha a cultura de valorizar o processo. “Quando o empresário tem uma boa gestão de contas a pagar e a receber, ele consegue se prevenir de problemas. Com um fluxo de caixa prévio dos próximos seis meses é possível traçar alternativas e resolver dificuldades antes mesmo de acontecerem, como a sazonalidade de vendas, por exemplo. Existem meses que o faturamento diminui, mas as contas estão ali para serem pagas. Então é possível se antecipar e melhorar o desempenho da empresa” pontua o consultor.

Durante três dias, o curso abordou temas como o cadastro e análise de crédito, ciclos financeiros e econômicos, fluxo de caixa, índice de inadimplência, resultados operacionais, análise de investimentos, planilhas com desconto de duplicadas e a importância de praticar a gestão do departamento. “Trabalho manual qualquer um faz. Ir ao banco, atender um fornecedor. Mas gerir a empresa com planilhas eletrônicas atualizadas com informações do ciclo econômico é o que falta em muitos negócios. Como consultor escuto sempre o empresário dizer que trabalha e vende, mas que no final do mês não sobra nada. Isso significa que ele não tem informações que o permitam buscar alternativas”, acrescenta. 

Alunos satisfeitos

Para o empresário Jardel Torresani, participar do curso foi importante e trouxe um novo horizonte em termos de gestão. “Entendi que deixo de crescer porque perco tempo com coisas pequenas. Aprendi mais sobre liberação de crédito e outros conhecimentos importantes para  manter a competitividade”, destaca.

Já a assistente financeira Miriam Sandra Sassi Schaefer ressalta a necessidade de estar se atualizando e aproveitou a oportunidade para trocar experiências e informações com pessoas que atuam no mesmo setor em outras empresas. “O departamento financeiro é o controle de tudo. Sabe quanto a empresa recebe e gasta, principalmente na parte dos impostos. Nosso papel também é informar o proprietário sobre o que acontece”, analisa.

A assistente financeira da CDL Brusque, Beatriz Martins de Andrade Daltroso, também participou do curso e avaliou como positiva a oportunidade. “O nosso sistema faz tudo sozinho e o curso trouxe essa outra visão. Precisamos praticar cálculos manuais para entender sobre o processo e procurar por lacunas que possam deixar a operação da empresa melhor”, descreve.

Compartilhe

Newsletter

Receba no seu email o conteúdo do Blog da FCDL/SC

Últimas postagens

24/04/2024

CDL Videira pede mais segurança

23/04/2024

CDL Chapecó comemora 55 anos em defesa do comércio lojista

22/04/2024

Alunos concluem a 6ª turma da Escola de Vendas da CDL Brusque

Você também pode gostar:

24/04/2024

CDL Videira pede mais segurança

23/04/2024

CDL Chapecó comemora 55 anos em defesa do comércio lojista

22/04/2024

Alunos concluem a 6ª turma da Escola de Vendas da CDL Brusque