As CDLS na frente

21/06/2018|

11:41

Curso da CDL Chapecó mostra como encantar clientes

“Atitudes simples como sorrir podem mudar um dia. Essa afirmação serve também para as relações de vendas no comércio. As pessoas se esquecem de detalhes que fazem toda a diferença na hora da decisão ou não por uma compra. Apresentar um bom sorriso ao cliente é um grande e decisivo diferencial”, observou o especialista em marketing estratégico Ricardo Cogo, durante curso de Vendas promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Chapecó na terça-feira, 19 de junho.

De uma maneira descontraída e simples, Ricardo trouxe dicas para encantar clientes e, consequentemente, vender mais. O especialista falou da relação entre produtos e consumidores e destacou o perfil dos grandes vendedores, ou seja, quais atributos e atitudes fazem um grande vendedor e geram o encantamento dos clientes.

“Muito mais do que as informações que a loja passa sobre o produto, é necessário ir além e saber o que os consumidores estão falando, quais são as avaliações, trazer exemplos de satisfação por meio da compra de determinado produto. Munir-se de estratégias para demonstrar ao consumidor porque ele deve efetuar a compra”.

Ricardo salientou que a relação interpessoal é fundamental para estabelecer boas vendas. “As pessoas gostam de serem bem tratadas. Quando o vendedor oferece um atendimento acolhedor, com simpatia, interesse em solucionar a necessidade do cliente de maneira eficaz e satisfatória e, também estabelece uma relação de proximidade quase que familiar ou de amizade, o consumidor se sente importante e valorizado. Embora pareça algo comum, muitos vendedores acabam deixando isso de lado devido à rotina do dia a dia, mas é preciso estar atento e priorizar o atendimento de qualidade”, ressaltou.

Diante disso, o especialista reforçou a importância de conhecer o público-alvo para que o vendedor saiba como melhor abordar e oferecer o que o cliente necessita. “Sem conhecer para quem se está vendendo é mais difícil oferecer um atendimento de excelência. O relacionamento de proximidade é estabelecido através da conversa e da interação. É importante saber o que o consumidor deseja, quais suas expectativas, conhecer o seu perfil de comportamento. Essas são informações que estabelecem uma venda melhor e mais assertiva. Cliente satisfeito é cliente com mais probabilidades de retornar à loja”.

De acordo com o presidente da CDL Chapecó, Clóvis Afonso Spohr, os empresários do comércio devem priorizar uma equipe qualificada. “O mundo das vendas passa por transformações constantemente, principalmente com o advento das novas tecnologias e com o crescimento das vendas pela internet. Portanto, estar atualizado e por dentro das demandas de mercado é um diferencial na hora de cativar os clientes e, além disso, conquistá-los e fidelizá-los. Nós, da CDL Chapecó, incentivamos esse constante aprimoramento por meio de cursos a fim de oferecer a nossos associados o que de mais atual existe no segmento”, finalizou.

Atividade é ministrada pelo especialista em marketing estratégico

Compartilhe

Newsletter

Receba no seu email o conteúdo do Blog da FCDL/SC

Últimas postagens

24/04/2024

CDL Videira pede mais segurança

23/04/2024

CDL Chapecó comemora 55 anos em defesa do comércio lojista

22/04/2024

Alunos concluem a 6ª turma da Escola de Vendas da CDL Brusque

Você também pode gostar:

24/04/2024

CDL Videira pede mais segurança

23/04/2024

CDL Chapecó comemora 55 anos em defesa do comércio lojista

22/04/2024

Alunos concluem a 6ª turma da Escola de Vendas da CDL Brusque