As CDLS na frente

04/09/2018|

18:36

Em plenária na CDL Joinville, fake news é destaque

A CDL Joinville recebeu na reunião plenária na segunda-feira, 3 de setembro, o desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Ricardo Roesler. As eleições deste ano foram o tema do encontro, que teve a participação de associados, conselheiros e ex-presidente da CDL, além de convidados.

Com 147,3 milhões de eleitores no País e mais de 5 milhões somente em Santa Catarina, Ricardo Roesler afirmou que esta vai ser a maior eleição de todos os tempos. Não somente pelos números, mas também pelos desafios, principalmente os relacionados às “fake news”.

O combate às notícias falsas tem recebido atenção do Tribunal Regional Eleitoral, tanto que o órgão criou o Comitê Consultivo da Internet, com a participação de Polícia Federal, Polícia Civil, Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Procuradoria da República.

Roesler destacou a confiabilidade do processo eleitoral brasileiro por meio das urnas eletrônicas e do voto biométrico. As eleições informatizadas eliminam problemas com caligrafia, ortografia e marcações no lugar errado; impedem fraudes na apuração das cédulas e no preenchimento dos boletins de urna; e têm numerosas e diferentes barreiras de segurança, como lacre, mecanismos de software, assinatura digital e criptografia, procedimentos e supervisão externa.

Segundo o desembargador, o processo eleitoral se desenvolve num ambiente de polarização, enfrentamentos e intolerância. “O povo está em depressão coletiva com as crises institucionais. As pessoas sofrem porque sabem o que não querem, mas não sabem o que querem. Criticam tudo, mas não têm uma referência. Digo, porém, que temos escassez, mas não falta de lideranças. O eleitor deve fazer um trabalho de garimpo pelo voto consciente – antes, durante e depois das eleições”, acrescentou.

Compartilhe

Newsletter

Receba no seu email o conteúdo do Blog da FCDL/SC

Últimas postagens

24/04/2024

CDL Videira pede mais segurança

23/04/2024

CDL Chapecó comemora 55 anos em defesa do comércio lojista

22/04/2024

Alunos concluem a 6ª turma da Escola de Vendas da CDL Brusque

Você também pode gostar:

24/04/2024

CDL Videira pede mais segurança

23/04/2024

CDL Chapecó comemora 55 anos em defesa do comércio lojista

22/04/2024

Alunos concluem a 6ª turma da Escola de Vendas da CDL Brusque