Integrante da Frente Parlamentar do Desenvolvimento Econômico da câmara de Florianópolis, a CDL da capital participou de reunião de trabalho do grupo na quinta-feira, 27 de julho.
Durante o encontro, a CDL Florianópolis, assim como diversas entidades empresariais e vereadores que integram a Frente discutiram projetos de autoria do Legislativo e do Executivo que possibilitam o desenvolvimento econômico da cidade. Para articular e encaminhar ações conjuntas entre parlamentares e instituições, o grupo se reunirá quinzenalmente para avaliar e propor novos projetos.
Para Miltinho Barcelos, presidente da Frente Parlamentar, é importante promover a discussão democrática entre o legislativo e as associações empresariais. “Estes encontros são proveitosos, pois neles podemos identificar o posicionamento de cada entidade, compreender os desafios e traçar ações objetivas visando melhorar a qualidade econômica Florianopolitana”, afirmou o vereador.
Neste primeiro encontro de trabalho, Barcelos apresentou o levantamento de 30 projetos de leis que atingem áreas como a do consumidor, segurança pública e oportunidade de empregos para pessoas portadoras de deficiência. Durante a reunião, foram tratados mais de 10 projetos com debate intenso dividido entre posicionamentos favoráveis e contrários.
Como deliberação, cada entidade assumiu a responsabilidade de elaborar redações e manifestações sobre os projetos em nome do grupo. A próxima reunião da Frente está marcada para o dia 10 de agosto, às 14h, quando será dada a continuidade aos projetos de leis.
A reunião presidida por Barcelos contou com a participação do presidente da Câmara, dos vereadores Guilherme Pereira, Jeferson Backer e Gabriel Meurer, além de representantes da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologias (Acate), Sindicato das Empresas de Informática da Grande Florianópolis (Seinflo), a CDL, Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo (Fecomércio) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de Santa Catarina (Sindimóveis), prefeitura de Florianópolis, FloripAmanhã, Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Secretaria Municipal de Turismo (SETUR), Sebrae/SC e associação empresarial.