As CDLS na frente​

28/05/2018|

18:55

 eSocial é esclarecido em curso pela CDL Chapecó

O eSocial e o impacto na relação trabalhista, segurança e saúde do trabalhador foram o foco do curso promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Chapecó. O treinamento foi ministrado pela advogada Rosane Machado. Para a profissional, “o programa possibilita aos órgãos participantes do projeto sua efetiva utilização para fins trabalhistas, previdenciários, fiscais e de apuração de tributos e do FGTS em todo o território nacional”.

Rosane ressalta que muitas são as dúvidas com relação ao sistema e que o maior desafio é fazer com que todas as partes envolvidas no eSocial trabalhem corretamente em sincronia. Entre os benefícios ela citou a simplificação do cumprimento das obrigações acessórias ao eliminar o preenchimento e envio de vários documentos para o governo, a redução de custos com o uso de papel de espaço físico e maior controle dos serviços relativos às áreas trabalhista e previdenciária.

Outras vantagens foram o acesso fácil e rápido e maior qualidade das informações prestadas, a oportunidade de revisão das informações do cadastro dos trabalhadores, dos cargos e funções e treinamentos obrigatórios, jornada de trabalho, concessão de benefícios, procedimentos e políticas de Recursos Humanos.

Com relação aos desafios para as empresas com o eSocial, Rosane Machado realçou que construir processos eficientes que permitam a integração de informações de diferentes áreas da empresa é crucial para que os eventos sejam informados no prazo de forma correta. “Os pontos críticos na construção de novos processos estão nas áreas de Segurança e Saúde no Trabalho, folha e RH, cuja quase totalidade de seus processos serão alterados, exigindo precisão no uso da legislação, maior compartilhamento de informações e a correta divisão de responsabilidades”, explicou.

 

Compartilhe

Newsletter

Receba no seu email o conteúdo do Blog da FCDL/SC

Últimas postagens

14/06/2024

CDL Itapoá realiza sessão de negócios em parceria com Sebrae e Sicredi

14/06/2024

CDL Chapecó recepciona novos associados

14/06/2024

CDL Mulher de Joaçaba produz 400 pizzas para ações solidárias

Você também pode gostar:

14/06/2024

CDL Itapoá realiza sessão de negócios em parceria com Sebrae e Sicredi

14/06/2024

CDL Chapecó recepciona novos associados

14/06/2024

CDL Mulher de Joaçaba produz 400 pizzas para ações solidárias