Estimular estudantes e educadores de Santa Catarina a refletirem sobre o papel dos seres humanos na preservação e conservação ambiental. Esse é o objetivo do Recicla CDL na Escola que, por meio de um concurso de redação e desenho direcionado a alunos do 1º ao 9º ano do ensino público municipal incentiva a educação ambiental.
Em Lages, o concurso é coordenado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município e conta com o apoio da Secretaria Municipal da Educação, responsável por distribuir os materiais educativos para as escolas. A ação existe desde 2011, e esta é a sexta vez que Lages participa. O ano de 2017 foi recorde de inscritos: 3.400 alunos de 21 escolas. Em 2015, participaram 1.654 estudantes de 12 instituições de ensino.
Recicla CDL na Escola
O projeto visa a educação ambiental através do trabalho de professores das disciplinas de sustentabilidade e meio ambiente, por meio de ações educativas e a disponibilização de um material lúdico e personalizado com as histórias e episódios animados da “Liga Sustentável” uma liga de super-heróis que protegem o planeta.
A tema deste ano é “Se você fosse um herói da Liga Sustentável, o que faria para defender o planeta do aquecimento global”. Com isto, os alunos do 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano, respectivamente, desenvolvem desenhos e redações e podem concorrer a prêmios locais ofertados pela CDL.
Premiação
A premiação acontece em dois âmbitos. No municipal, além de os vencedores em cada modalidade serem premiados com kit de mochila e material escolar, seus respectivos trabalhos entram na disputa estadual do concurso. Na fase estadual, são escolhidos por uma comissão julgadora as cinco melhores redações e os cinco melhores desenhos entre todos os trabalhos vencedores nos municípios aderentes.
Os ganhadores e seus respectivos professores orientadores ganham tablets pela dedicação e participação. Além dos cinco melhores desenhos, a comissão julgadora elege outros sete para, juntos, comporem o calendário de mesa anual da FCDL/SC.
Para auxiliar na realização das atividades, o diretor executivo da CDL, Jhonathan Silva, entregou os kits de trabalho para a coordenadora dos professores de Ciências, Biologia, Química e Sustentabilidade da Secretaria Municipal de Educação de Lages, Karine Sousa Carsten Borges.