Cerca de 700 pessoas prestigiaram a palestra “Desafios e Oportunidades da Economia Brasileira” da jornalista Míriam Leitão, no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau. O evento fez parte do Ciclo de Palestras, promovido pela CDL Blumenau em parceria com a UniSagres, na noite de quarta-feira, 15 de março.
Durante pouco mais de uma hora, Míriam falou sobre os desafios que os brasileiros vão enfrentar no cenário econômico, mas também sobre as oportunidades. Em relação ao crescimento para 2017, a jornalista disse que este será muito pequeno, “mas ainda não é a recuperação do tempo e do PIB perdidos”. Em relação às crises política e econômica, disse que uma agrava a outra, e vice-versa.
Míriam também falou sobre a reforma da Previdência, que considera necessária, mas um grande desafio.
“É preciso estabelecer idade mínima e também a mesma idade para homem e mulher. Além disso, a reforma deve abranger todos, inclusive os militares”, apontou.
Sobre o desemprego, a jornalista disse que ele deve permanecer alto este ano. Destacou que no Brasil é caro contratar e é caro demitir e que esse ainda será um ano de transição no mercado de trabalho.
Entre as oportunidades econômicas do Brasil, Míriam destacou a riqueza do meio ambiente, o uso da terra e as fontes de energia renováveis. “O Brasil tem a maior biodiversidade do mundo. Temos um excelente potencial de energia eólica. Fazendo uma comparação, nosso pior vento aqui no Brasil é o melhor que a Alemanha tem, ou seja, uma excelente oportunidade”, afirmou.
Ao término da palestra, Míriam Leitão atendeu o público. Com muita simpatia, ela posou para fotos e autografou livros.
Esta edição do Ciclo de Palestras teve o patrocínio da Audi Center Blumenau Grupo Breitkopf, Banco de Desenvolvimento da Região Sul (BRDE), Hospital Santa Catarina, Rádio 90 FM, Seven Comunicação Total e Uniasselvi. O apoio foi das rádios CBN Vale do Itajaí e Nereu Ramos.