“A negociação acontece quando um acordo é fechado e, para isso, é necessário que exista uma concessão de ambas as partes”, explicou o consultor nas áreas de atendimento e telemarketing Wanderley Cintra durante o workshop “Negociação como ferramenta de sucesso”. O evento foi promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Chapecó e reuniu lojistas de vários segmentos.
Cintra falou sobre a negociação como processo e explicou os estilos de negociação, técnicas para argumentação e persuasão eficazes. “A negociação basicamente é uma mediação de conflitos. Temos dos dois lados pessoas que têm interesses divergentes e que precisam entrar em um acordo”, salientou.
Segundo ele, para que uma negociação tenha sucesso é necessário que ambas as partes envolvidas sintam-se satisfeitas. “Caso contrário fica uma perspectiva de que alguma das partes teve prejuízo. Isso provavelmente será um empecilho para que outras negociações ocorram”, explicou.
O consultor elencou três pontos fundamentais e que devem ser levados em consideração no momento da negociação. “Aprender a ouvir é importante, assim como entender o cliente. Se o lojista ouvi-lo e tentar compreender o que ele procura, será muito mais fácil fechar um negócio. Além disso, é preciso tomar cuidado com o tempo, ele pode ser prejudicial. Tudo o que é deixado para a última hora tende a ser mais difícil de negociar”, complementou.
O presidente da CDL Chapecó, Clóvis Afonso Spohr, ressaltou a preocupação constante da entidade em promover capacitações para seus associados a fim de garantir a satisfação dos clientes. “A qualificação auxilia na negociação, por isso investimos em treinamentos que preparem os associados para o dia a dia do comércio”.